Na tarde desta sexta-feira (20), o técnico do Flamengo, Filipe Luís, posicionou-se por meio de nota oficial após a repercussão negativa de suas declarações sobre o novo caso de racismo sofrido por Vinicius Jr., em jogo da Champions League contra o Benfica.
O treinador reconheceu que as falas deram margem para “interpretações distintas” e negou ter tido a “intenção de relativizar ou minimizar qualquer atitude racista”.
“Fui questionado por um repórter argentino. Ele iniciou seu raciocínio citando mais um caso de racismo sofrido por Vinicius Júnior e me perguntou como o Flamengo foi recebido nas últimas vezes em que esteve no país. Ao longo da resposta, procurei abordar minhas experiências pessoais na Argentina. Em momento algum tive a intenção de relativizar ou minimizar qualquer atitude racista”, iniciou Filipe.
“Reconheço que minha fala, diante da extrema sensibilidade do tema, pode ter aberto margem para interpretações distintas. Por isso, considero fundamental reforçar publicamente minha posição, que sempre foi inegociável: o racismo é crime no Brasil e deveria ser tratado com o mesmo rigor em todos os países”, escreveu.
O treinador do clube carioca ainda revelou que, antes do jogo, concedeu uma entrevista exclusiva sobre o episódio. “Classifiquei como covarde a atitude do jogador que tapou a boca para praticar atos racistas. Jamais colocaria em dúvida a palavra da vítima em um caso grave como esse”. Apesar de não citar na nota oficial, a entrevista foi concedida a uma TV argentina.
Finalizando, ele prestou apoio ao atacante do Real Madrid. “Reitero meu total apoio a Vinicius Júnior em mais um lamentável episódio envolvendo racismo no esporte, algo que já não deveria mais ocorrer, mas que infelizmente ainda se repete e, muitas vezes, passa impune”.
ENTENDA O CASO
Após a derrota do Rubro-Negro para o Lanús, nesta quinta-feira (19), no primeiro jogo da Recopa Sul-Americana, por 1 a 0, Filipe Luís se manifestou sobre a acusação do jogador do Real Madrid, que afirmou ter sido chamado de “macaco” pelo argentino Gianluca Prestianni no jogo entre Real Madrid e Benfica. Na ocasião, o treinador classificou o episódio como um “caso isolado” e disse que isso não mudava o que ele pensava sobre a Argentina.