O Vitória voltou da Vila Belmiro, na última segunda-feira (20), com muito mais do que três pontos fundamentais na luta contra o rebaixamento à Série B. O Leão fez história ao vencer o Santos pela primeira vez fora de casa em toda a história do confronto. De quebra, conquistou também a primeira vitória como visitante nesta edição da Série A e, pela primeira vez no campeonato, já na 29ª rodada, emendou duas vitórias consecutivas.
Embalado e com o risco de rebaixamento diminuindo a cada rodada, o Vitória encara outro paulista neste sábado (26), no Barradão – com novos tabus para quebrar. O adversário será o Corinthians, em duelo que coloca frente a frente o 17° colocado Vitória, com 31 pontos, e o Timão, 11°, com 36.
Tabu 1: Desde 2016, o Vitória não vence o Corinthians no Barradão
A última vitória do Leão sobre o Corinthians no Manoel Barradas foi em 2016, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Em um animado 3 a 2, o Vitória bateu o Alvinegro Paulista, então atual campeão da Série A, título conquistado em 2015. O time de Tite chegou a abrir vantagem com Uendel e voltou à frente com Fagner, mas Marinho — após Leandro Domingues ter empatado — e Kieza comandaram a virada rubro-negra.
Vagner Mancini escalou o Vitória com Fernando Miguel; Zé Welison (Norberto), Victor Ramos, Ramon e Diego Renan; Marcelo, Amaral e Leandro Domingues (Tiago Real); Vander, Marinho e Kieza (Dagoberto).
Já o Corinthians entrou em campo com Walter; Fagner, Felipe, Balbuena e Wendel; Elias (Luciano), Bruno Henrique e Guilherme; Marquinhos Gabriel (Marlone), Giovanni Augusto (Romero) e André.
De lá para cá, as equipes se enfrentaram mais quatro vezes no Barradão: na Série A de 2017, na Copa do Brasil de 2018, na Série A de 2018 e na Série A de 2025, com dois empates e duas derrotas para o Vitória.
Tabu 2: O Vitória não vence o Corinthians desde 2017
Sob o comando de Jair Ventura, o Vitória também pode quebrar o tabu de não vencer o Corinthians há oito anos, ou sete partidas.
Desde o 1 a 0 com gol de Trellez, na 21ª rodada da Série A de 2017, o Leão enfrentou o Corinthians mais sete vezes, com três derrotas e quatro empates.
A última derrota aconteceu no Brasileirão do ano passado, 2 a 1 para o Corinthians, no Barradão, e o último empate foi no 1° turno deste ano, 0 a 0 na Neo Química Arena.
HISTÓRICO INDIGESTO
Ou seja, nos últimos 11 encontros entre Vitória e Corinthians desde a vitória rubro-negra por 3 a 2 em 2016, o Leão venceu apenas duas vezes, empatou quatro e perdeu cinco.
No retrospecto geral, segundo dados do site oGol, as equipes já se enfrentaram 46 vezes, com seis vitórias do Vitória, 14 empates e 26 triunfos do Corinthians.
Com o Leão como mandante, foram 20 jogos: cinco vitórias do Vitória, sete do Corinthians e oito empates.
Tabus à parte, o foco do Vitória está em se manter na Série A. Abrindo a zona de rebaixamento, na 17ª colocação, o Rubro-Negro soma 31 pontos, mesma pontuação do Santos, 16° e primeiro time fora do Z4. Entre o Leão e o Corinthians, 11° colocado com 36, aparecem também o Atlético Mineiro, 15° com 33, o Internacional, 14° com 35, o Ceará, 13° com 35, e o Grêmio, 12° com 36.