19ª rodada da série B começa nesta sexta-feira

Quatro jogos  abrem a 19ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, todos às 21 horas desta sexta-feira. Nas partidas, a tônica será a luta pelo G4. Pelo menos cinco dos oito times que estarão em campo estão ao alcance do grupo. Alguns poderão encerrar o turno no pelotão da frente, outros tentarão ao menos uma vaga provisória e na realidade, todo mundo quer ficar perto da briga.
É o caso de São Caetano e Náutico, que enfrentam Vila Nova e Santo André, respectivamente. O Azulão joga em casa, no Anacleto Campanella, tentando manter a invencibilidade no ABC Paulista. O time de Sérgio Guedes vem despencando na tabela e não vence há quatro jogos, estando no sétimo lugar, com 28 pontos. O Vila vive situação contrária, com três partidas de invencibilidade e duas vitórias consecutivas na bagagem. Mesmo assim, a equipe é a lanterna da competição, com 14 pontos.

Pelos lados do Náutico, a situação beira a crise. A equipe, assim como o Azulão, não vence há quatro partidas, vive um surto de desfalques, dispensou quatro jogadores e apresenta dificuldades financeiras. As modificações do técnico Alexandre Gallo também estão sendo postas em dúvida, e o treinador está ameaçado no cargo. A soma dos fatores também fez o Timbu despencar da liderança que ocupou no início do período pós-Copa para o oitavo lugar, com 28 pontos. O Santo André, que vem de vitória sobre o Bahia, luta para sair da zona do rebaixamento e soma 20 pontos, na 17ª posição.

O São Caetano luta para entrar no G4 de maneira provisória, enquanto que o Náutico deve ficar ao menos próximo em caso de vitória. Por outro lado, a Ponte Preta quer se garantir de vez no grupo. Para tal, precisa bater o América-MG na Arena do Jacaré. O time de Minas Gerais é concorrente direto, com 30 pontos ganhos contra 32 da Macaca, que se reforçou nesta semana ao contratar o atacante Kieza. Por outro lado, o zagueiro Jean, ex-São Paulo, deixou o clube.

Outra agremiação que briga para ficar no grupo do acesso é o Bahia, que recebe o ameaçado Bragantino, no Estádio do Pituaçu. O Tricolor vem de derrota para o Santo André e busca dar a volta por cima jogando contra outro time paulista que briga contra o rebaixamento. O Massa Bruta está apenas um ponto acima da zona, somando 21. Já o Bahia é o quarto colocado, com 30 pontos conquistados.

Tem mais…
No sábado, mais seis partidas encerram a última rodada do primeiro turno. Dois paulistas estarão em campo: Portuguesa e Guaratinguetá, que enfrentam Sport e Coritiba, respectivamente. O líder Figueirense também joga, enfrentando o Paraná.

19ª RODADA

3/09 – 21h00 América-MG x Ponte Preta-SP
3/09 – 21h00 Bahia-BA x Bragantino-SP
3/09 – 21h00 São Caetano-SP x Vila Nova-GO
3/09 – 21h00 Náutico-PE x Santo André-SP
4/09 – 16h10 Paraná-PR x Figueirense-SC
4/09 – 16h10 ASA-AL x Duque de Caxias-RJ
4/09 – 16h10 Portuguesa-SP x Sport-PE
4/09 – 16h10 Guaratinguetá-SP x Coritiba-PR
4/09 – 16h10 Brasiliense-DF x América-RN
4/09 – 21h00 Icasa-CE x Ipatinga-MG