1º gol da Copa é da Africa do Sul

Demorou, mas saiu. Aos oito minutos do segundo tempo, a África do Sul, seleção anfitriã da Copa do Mundo 2010, abriu o placar contra o México e marcou o primeiro gol no Mundial.

Em um contra-ataque fulminante, Mphela lançou a bola para Tshabalala, que recebeu pelo lado esquerdo da área. O goleiro Perez hesitou – ameaçou sair do gol, mas não saiu e ficou estático, como se estivesse esperando a bola balançar suas redes.

Tshabalala, por outro lado, não teve dúvidas e soltou uma bomba de pé esquerdo, acertando o ângulo esquerdo do goleiro mexicano, que esticou o braço mas nada pode fazer para evitar a festa africana e o soprar frenético das vuvuzelas. Que depois ficaram mudas porque Guardado cruzou no segundo pau, Mokoena fica sozinho na linha de impedimento, e não alcança a bola, que sobra para Rafa Márquez dominar e bater forte sem chances para Khune!

Final da partida África do Sul 1 x 1 México

Ficha Técnica

África do Sul 1 x 1 México

Local: Estádio Soccer City, em Joannesburgo
Árbitro: Ravshan Irmatov-UZB
Público: 84.490 torcedores
Cartões Amarelos: Dikgacoi e Masilela (África do Sul); Juárez e Torrado (México)
Gols: Tshabalala aos 8’/2T (África do Sul); Rafa Marquez aos 35’/2T (México)

África do Sul
Khune; Gaxa, Khumalo, Mokoena e Thwala (Masilela); Dikgacoi, Letsholonyane, Modise, Tshabalala e Pienaar (Parker); Mphela
Técnico: Carlos Alberto Parreira

México
Oscar Pérez; Aguillar (Guardado), Rodríguez, Osorio e Salcido; Rafa Márquez, Torrado e Juárez; Giovani dos Santos, Guillermo Franco (Javier Hernández) e Carlos Vela (Blanco)
Técnico: Javier Aguierre