0 x 0, França e Uruguai empatam na estreia

Deu sono. Uruguai e França estrearam na tarde desta sexta-feira na Copa do Mundo e fizeram uma partida que parecia mais um filme de Seção da Tarde. Sem muita criatividade e lances de perigo, as duas seleções não passaram de um empate sem gols no Estádio Greepoint, na Cidade do Cabo, pelo Grupo 1.

Com isso, tanto franceses quanto uruguaios somaram seus primeiros pontos e ocupam a terceira e quarta colocação respectivamente. Ainda na manhã desta sexta-feira, África do Sul e México também empataram, por 1 a 1.

O empate fez o tabu das duas seleções aumentarem quando o assunto é estreia na Copa do Mundo. O Uruguai não sabe o que é vitória na primeira rodada nas últimas quatro competições, enquanto a França não venceu na estreia em 2002 e 2006.

Chances criadas apenas no começo
Com um time melhor tecnicamente, a França começou em cima do Uruguai e criou a primeira grande chance de perigo logo aos sete minutos. Ribery fez grande jogada individual e cruzou rasteiro para dentro da área, mas Govou pecou na finalização e mandou para fora.

Aos 14 minutos, Anelka aproveitou cruzamento de Sagna e cabeceou por cima do gol adversário. Dois minutos depois, a seleção uruguaia criou o seu melhor lance de perigo. Forlán passou pela zaga e bateu forte, mas Lloris salvou. A resposta francesa veio na sequência, quando Gourcuff tentou enganar Muslera e cobrou falta fechada. Bem posicionado, o goleiro saltou e espalmou para escanteio.

Depois da primeira metade do primeiro tempo, as seleções caíram de produção. Enquanto os franceses tinham a maior posse de bola, mas não chegavam com tanto perigo. Já os uruguaios se preocupavam apenas em se defender e arriscava no contra-ataque. O único susto foi após uma cobrança de falta de Gourcuff, mas ninguém completou e Muslera fez a defesa.

Assim como no primeiro tempo, quem criou o primeiro lance de perigo foi  a França. Anelka bateu de longa distância e Muslera caiu para fazer a defesa. Na sequência, Forlan recebeu lançamento, dominou a bola no peito, mas bateu por cima do gol adversário.

Aos 12 minutos, o atacante uruguaio tentou fazer um lindo gol por cobertura, mas jogou nas mãos de Lloris. Sempre ele, Forlán cobrou falta fechada, mas o goleiro estava bem posicionado e fez a defesa. O clima esquentou aos 23 minutos, quando Toulalan entrou forte em Lodeiro e o capitão Lugano começou a discutir com os jogadores franceses.

A melhor chance criada pelos uruguaios foi aos 27 minutos. Após Suarez desviar de cabeça, a bola sobrou para Forlán na marca do pênalti, mas pegou errado e mandou para fora, desperdiçando gol feito. A França respondeu aos 34, quando Malouda arriscou de fora da área e a bola passou ao lado do gol.

Os franceses viu sua situação ficar um pouco mais fácil com a expulsão de Lodeiro, que recebeu o segundo amarelo após falta dura em Sagna. Mesmo com um a mais, a seleção criava poucos lances de perigo e o Uruguai se segurava como podia.

Próximos jogos
O Uruguai volta a campo apenas na próxima quarta-feira contra a África do Sul, às 15h30, pela segunda rodada do Grupo A. Já a França terá pela frente o México na quinta-feira, às 08h30.

Ficha Técnica

Uruguai 0 x 0 França

Local: Estádio Greepoint na Cidade do Cabo.
Árbitro: Yuichi Nishimura-JPN
Cartões Amarelos: Victorino, Lugano e Lodeiro (Uruguai); Evra, Toulalan e Ribery (França)
Cartão Vermelho: Lodeiro (Uruguai)

Uruguai
Muslera; Victorino, Lugano e Godín; Maxi Pereira, Diego Pérez (Eguren), Arévalo, Ignácio González (Lodeiro) e Álvaro Pereira; Luis Suarez (Loco Abreu) e Diego Forlán.
Técnico: Oscar Tabárez

França
Lloris; Sagna, Gallas, Abidal e Evra; Toulalan, Diaby, Gourcuff (Malouda) e Govou (Gignac); Anelka (Henry) e Ribery.
Técnico: Raymond Domenech

fonte:  futebolinterior.com.br