Vitória fecha turno com pior aproveitamento do clube na Série B em pontos corridos

O Vitória empatou em 1 a 1 com o Coritiba na noite desta terça-feira, no Couto Pereira, e encerrou o primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro com 20 pontos. Em 19 jogos, o Vitória conquistou cinco triunfos, cinco empates e nove derrotas, um aproveitamento de 35,1%.

A pontuação deixa o time na parte de baixo da tabela de classificação e também representa um marco negativo no histórico de participações do Vitória na Série B desde 2006, quando a competição passou a ser disputada no sistema de pontos corridos. É o pior primeiro turno da equipe baiana em cinco participações na competição.

Se hoje o Vitória aparece na briga contra o Z-4, em um passado recente o Rubro-Negro encerrou o primeiro turno no topo da tabela de classificação. Em 2015, última temporada em que a equipe havia figurado entre os times da Segunda Divisão, o time fechou a 19ª rodada na liderança, com 37 pontos, quase o dobro da pontuação atual. O Leão conquistou o acesso naquele ano, com 66 pontos ao fim do campeonato.

O mesmo ocorreu no ano de 2012. O Vitória chegou ao fim do primeiro turno na 1ª posição, com 44 pontos, mais que o dobro dos pontos que o time possui hoje. O acesso veio com 71 pontos.

Já em 2011, o rendimento foi inferior, mas, ainda assim, melhor do que a produção atual. O Vitória fechou o primeiro turno daquele ano com 27 pontos, na 9ª colocação, mas não conseguiu o acesso: fechou a Série B com 60 pontos, na 5ª posição.

Em 2007, na primeira vez em que participou da Série B no sistema de pontos corridos, o Vitória encerrou a 19ª rodada com 30 pontos. O time ocupava a quarta posição, mesma colocação em que conseguiu o acesso, com 59 pontos.

Para conquistar o acesso e retornar à elite do futebol nacional em 2020, o Vitória precisará fazer um segundo turno de recuperação. A 20ª rodada está marcada para a próxima sexta-feira, quando o Rubro-Negro recebe o Botafogo-SP no Barradão, em Salvador. A partida está marcada para as 21h30 (de Brasília).

Fonte: Globo Esporte

Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo