Japão anuncia lista de convocados para a disputa da Copa América

O Japão anunciou nesta sexta-feira (24) a lista dos 23 convocados para a disputa da Copa América. O país entrou no torneio do continente Sul-Americano como convidado. O técnico Hajime Moriyasu chamou 17 jogadores da seleção olímpica, que nunca atuaram pela principal, e mais seis atletas veteranos.

Dos convocados mais experientes, três jogadores fazem parte com frequência da seleção principal, que são Shoya Nakajima, Gaku Shibasaki e Takehiro Tomiyasu. Já Eiji Kawashima e Shinji Okazaki voltam a ser chamados pela primeira vez desde a disputa da Copa do Mundo, assim como Naomichi Ueda, que nunca havia sido lembrado por Moriyasu.

A ideia inicial dos japoneses era levar o que tinha de melhor para deixar uma boa impressão na Copa América após o vice-campeonato da Copa da Ásia. Porém, os dirigentes do selecionado não conseguiram a liberação de alguns dos jogadores que atuam na Europa. Como o Japão é um país convidado do torneio, os clubes não tem obrigação de liberar seus atletas. Com isso, o principal talento japonês o meia Ritsu Doan, que joga no holandês Goningen, ficaria fora da lista. Diante deste cenário, o Japão optou por usar o torneio Sul-Americano como uma espécie de preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Vale ficar de olho no meia Takefusa Kubo, do FC Tokyo, considerado a maior promessa do futebol japonês. Ele vai completar 18 anos dias antes do início da Copa América e está no radar do mercado europeu.

“Nossa meta é o ouro nas Olimpíadas de Tóquio”, declarou Moriyasu. “Escolhi muitos jogadores com idade olímpica para que eles possam crescer jogando nesse torneio fantástico que é a Copa América”, completou.

O Japão está no Grupo C e vai estrear contra o Chile no próximo dia 17, uma segunda, às 20h, no Morumbi. Depois, o compromisso será diante do Uruguai, no dia 20, uma quinta, às 20h, na Arena do Grêmio. No terceiro e último jogo da primeira fase, os japoneses encaram o Equador, no dia 24, outra segunda, às 20h, no Mineirão.

Confira a lista de convocados:

Goleiros: Eiji Kawashima (RC Strasbourg-FRA), Ryosuke Kojima (Oita Trinita), Keisuke Osako (Sanfrecce Hiroshima)

Defensores: Naomichi Ueda (Cercle Brugge K.S.V.-BEL), Kou Itakura (Groningen-HOL), Tomoki Iwata (Oita Trinita), Yugo Tatsuta (Shimizu S-Pulse), Teruki Hara (Sagan Tosu), Daiki Sugioka (Shonan Bellmare), Daiki Suga (Hokkaido Consadole Sapporo), TOMIYASU Takehiro Tomiyasu (Sint-Truidense-BEL)

Meias: Gaku Shibasaki (Getafe-ESP), Shoya Nakajima (Al Duhail SC-Catar), Yuta Nakayama (PEC Zwolle- HOL), Koji Miyoshi (Yokohama F?Marinos), Tatsuya Ito (Hamburgo-ALE), Taishi Matsumoto (Sanfrecce Hiroshima), Kouta Watanabe (Tokyo Verdy), Hiroki Abe (Kashima Antlers), Takefusa Kubo (F.C. Tokyo)

Atacantes: Shinji Okazaki (Leicester City-ING), Daizen Maeda (Matsumoto Yamaga FC), Ayase Ueda (Hosei University)

Hajime Moriyasu é o técnico do Japão | Foto: Divulgação / JFA