José Ataide


Publicidade


Enderson vê pressão com naturalidade e destaca valor da competitividade no Bahia

Quando os resultados não aparecem no futebol, as cobranças se multiplicam. Vaias, críticas, palavras de ordem… Foi assim com o técnico Guto Ferreira, que ouviu gritos de “adeus, Guto” antes de ser demitido do Esquadrão de Aço no início de junho.

 

Agora o Tricolor está sob o comando de Enderson Moreira. O novo treinador foi questionado sobre a pressão da torcida e a resposta foi de enfrentar a pressão com naturalidade.

 

“Pressão é natural em qualquer lugar. Claro que aqui é enorme. O Bahia tem uma torcida apaixonada, vai ao estádio, apoia o clube, incentiva. Todos querem conquistas, vitórias. Todos sabem disso. Temos que saber não deixar que essas cobranças nos atrapalhem, conviver de forma positiva. Temos que estar abertos para as críticas positivas. O que é destrutivo não serve. Cada um tem direito a dar sua opinião, vamos respeitar e caminhar sem que isso interfira no nosso dia a dia. Tenho tranquilidade nesse aspecto”, disse.

 

O treinador evitou falar em titularidade e citou a importância de um elenco forte e competitivo para a sequência da temporada, principalmente para o Campeonato Brasileiro, competição que o clube está nas últimas posições.

 

“Vejo a titularidade mais como uma coisa de momento do que qualquer outra coisa. No Brasil o jogador ou é titular ou é reserva. Temos quase 40 jogos pela frente na temporada. Vamos ter que utilizar todo o elenco. É natural. As distâncias percorridas são as mesmas de antigamente, mas hoje a intensidade é maior. Podemos ter problemas de atletas que não consigam se recuperar para o jogo seguinte. Por isso é importante ter um elenco qualificado, que possa dar resposta positiva. Espero que possamos ter competitividade. A competitividade é uma palavra importante. Que o jogador entenda que a qualidade técnica tem que estar dentro de um contexto de competitividade. Isso é o que vamos buscar diariamente”, indicou.

 

O Bahia do jogo desta quinta-feira (21) contra o Ceará já terá algo de Enderson? Segundo ele, as mudanças vão ocorrer de forma gradativa.

 

“Alguma coisa a gente começa a colocar. Tem que ter tranquilidade. Ninguém vai conseguir fazer o que penso de imediato. A gente pode modificar de maneira gradativa. Passei por essas situações muitas vezes na carreira. Sou tranquilo. Não acho que as coisas têm que acontecer do meu jeito na quinta-feira. Vamos buscar a vitória com energia, força, fazer o que tem que ser feito para buscar o triunfo”, explicou.

 

As equipes entram em campo às 21h45, na Arena Castelão.