Ednaldo Rodrigues destaca a importância do Campeonato Intermunicipal

O presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, destacou a importância do Campeonato Intermunicipal. A 61ª edição da competição foi aberta neste sábado (4) durante o Congresso Técnico realizado no Hotel Sheraton, em Salvador. O torneio reunirá 64 seleções municipais e será disputado entre os meses de agosto e dezembro, começando no próximo domingo (12).

“É muito importante continuar sempre fortalecendo e reforçando o futebol do interior, porque também é através dele que muitos craques surgem, árbitros surgem, dirigentes e fomenta o futebol. Além do trabalho grande inclusão social, uma vez que nós temos em torno de 2.300 atletas inscritos na competição, provavelmente são em torno de 70% de atletas que tenham idades entre 16 e 23 anos. Isso realmente é um trabalho que afasta esses jovens da marginalidade, das drogas”, afirmou em entrevista ao Bahia Notícias. “Tem crescido bastante a competição e estamos organizando cada vez mais. Hoje a competição tem uma transmissão direta ao vivo da TVE. Em cada rodada terá um jogo. Não só é fazendo o jogo, mas mostrando todo o município onde está acontecendo. Isso certamente fortalecerá e tem fortalecido o Campeonato Intermunicipal”, completou.

O mandatário do futebol da Bahia também comentou alguns detalhes da competição e espera que o título da temporada seja disputado mais uma vez de forma pacífica dentro de campo. “É uma competição organizada. As ligas (Municipais) já sabem tudo aquilo que é pré-requisito para uma inscrição na competição. É uma inscrição pela Federação totalmente a custo zero, porque não cobramos nenhum centavo, nem para a inscrição de atletas. A Federação ainda fornece todo o material como bolas, troféus, coletes, redes, enfim, tudo que é necessário para esta competição. As ligas sabem que tem um regulamento que a lei determina e é coberto pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva onde as infrações são julgadas pelo Tribunal de Justiça Desportiva. O que a gente pede é disciplina na competição e isso tem acontecido a cada ano. Cada vez de uma forma mais ordeira e pacífica”, disse.

Ednaldo ainda ressaltou a importância da transmissão do Intermunicipal pela TVE. A emissora mostrará alguns jogos do certame pelo terceiro ano consecutivo.

“Isso é um trabalho que nós detectamos que o Intermunicipal é uma competição que precisa de visibilidade para que também as ligas possam buscar patrocínios, parceiros que possam fazer com que seu trabalho, principalmente seu custeio fique menos sacrificantes. Para que as ligas não dependam somente do poder público municipal. Portanto, esse trabalho foi exatamente para dar visibilidade à competição, dar visibilidade à liga, à seleção, ao município e em contrapartida a marca de um parceiro está ali, porque vai passar para 417 municípios da Bahia. Passa também no Facebook e é uma ferramenta que tem feito um crescimento muito grande da competição”, finalizou.

por Ulisses Gama / Leandro Aragão

Foto: Ulisses Gama/ Bahia Notícias