José Ataide


Publicidade


De olho no futuro, Bellintani projeta 2019 e fala sobre retornos de Juninho e Yuri

O Bahia ainda não garantiu matematicamente a classificação para a Sul-Americana, mas já começou a planejar a próxima temporada. Com 47 pontos, o Tricolor está livre de qualquer ameaça de rebaixamento e já traça planos para 2019. Pautas relacionadas a renovações, contratações e dispensas são tratadas nos bastidores do clube. Diretoria, comissão técnica e departamento de futebol tentam traçar um bom caminho para um futuo sustentável, sem comprometer a evolução administrativa e financeira conquistada recentemente.

– A gente começou há cerca de 30 dias as primeiras conversas acerca de 2019. Não conversas externas ainda, com empresários ou com os próprios atletas, ainda conversas internas. Essa semana tivemos mais uma intensa conversa com a comissão técnica, com a diretoria de futebol, departamento de análise de desempenho, que tem uma função muito importante nisso tudo. O que a gente está planejando para o ano que vem é conseguir fazer com que o clube e o time sejam ainda numa nova evolução, um novo degrau. Sempre, é importante dizer, com pés no chão. Não vou nunca aqui prometer algo que seja além da capacidade de alcance do clube. Muitos clubes brasileiros mostram, neste ano, que, quando deram um passo maior que a perna para dar respostas de curto prazo para suas torcidas, terminaram metendo os pés pelas mãos e jogando toda uma história, um planejamento e uma biografia daquele próprio clube no lixo. A gente não vai fazer isso com o Bahia – disse o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, na última quinta-feira, na Arena Fonte Nova, logo após o triunfo sobre o Fluminense.

Para dar o próximo passo em nível de competitividade sem provocar danos ao clube, Bellintani afirma que a folha salarial deve registrar um pequeno crescimento em 2019. O presidente pondera que o clube não pode gastar mais do que pode pagar.

A volta de atletas emprestados

Juninho foi emprestado ao Ceará pello Bahia para a temporada 2018 — Foto: Mauro Jefferson/Cearasc.comJuninho foi emprestado ao Ceará pello Bahia para a temporada 2018 — Foto: Mauro Jefferson/Cearasc.com

Juninho foi emprestado ao Ceará pello Bahia para a temporada 2018 — Foto: Mauro Jefferson/Cearasc.com

Bellintani também falou sobre a possibilidade dos retornos de Juninho e Yuri. O primeiro foi cedido ao Ceará, enquanto o jovem formado nas categorias de base do clube disputa a Série B do Campeonato Brasileiro pelo CSA.

Juninho chegou ao Bahia em 2016 e foi emprestado ao Ceará no início deste ano, após ficar sem espaço com Guto Ferreira. Já Yuri foi lançado no elenco profissional em 2015 e, após um início promissor, não conseguiu ter sequência graças a uma série de lesões. Nesta temporada, ele foi cedido ao CSA para atuar com regularidade.

Yuri deve voltar ao Bahia para a temporada 2019 — Foto: Gustavo Henrique/CSAYuri deve voltar ao Bahia para a temporada 2019 — Foto: Gustavo Henrique/CSA

Yuri deve voltar ao Bahia para a temporada 2019 — Foto: Gustavo Henrique/CSA

O planejamento de 2019 deve incluir a Copa do Nordeste. Segundo Bellintani, o Conselho Deliberativo discutirá a participação tricolor no regional da próxima temporada, mas as mudanças promovidas na competição já satisfazem o Tricolor.

– Eu vou levar essa discussão ao Conselho Deliberativo, falei isso desde o começo. A diretoria executiva já tem um posicionamento, faltando apenas alguns detalhes. É muito provável que a gente confirme nossa participação na Copa do Nordeste. Desde o começo, tenho sido um provocador da Copa, até, de certa forma, me expondo e assumindo posições mais arriscadas como clube de enfrentamento, sempre num bom nível. O Bahia foi o único clube que “sobrou”, de certa forma, em todas as Copas do Nordeste com uma posição muito afirmativa no sentido de precisar de mudanças. Algumas dessas mudanças foram feitas, como, por exemplo, o modelo de competição, que a gente propôs de transição para o ano que vem com dois grupos de oito. Vai ser mais rico, vai ser mais interessante para o torcedor.

De olho no futuro, mas com a missão de pontuar no Campeonato Brasileiro deste ano para garantir matematicamente a vaga na Sul-Americana de 2019, o Bahia encara o América-MG neste domingo, às 18h (de Salvador), no Independência, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Um triunfo assegura o Tricolor na competição continental do próximo ano.