CBF define calendário da Copa do Nordeste de 2019

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu nesta quarta-feira (10) o calendário da Copa do Nordeste de 2019. A competição começará no dia 15 de janeiro. A final será no dia 29 de maio, entre as rodadas 6 e 7 do Brasileirão, e antes da Copa América, que será realizada no Brasil e tem a Fonte Nova como uma das sedes.

De acordo com o jornal Correio, a tabela deve ser oficializada em breve pela entidade.

As primeiras oito datas serão realizadas em finais de semana. Entretanto, como a FBF não abriu mão das datas do Estadual, a regra será diferente para a dupla Ba-Vi. Com isso, os times jogarão às terças e quartas, assim como os times pernambucanos (Santa Cruz, Náutico e Salgueiro).

As datas para Bahia e Vitória ficaram as seguintes: 20, 23 e 30 de janeiro. 10, 24 e 27 de fevereiro. 10, 13 e 20 de março. 3 e 21 de abril.

Após o início do Campeonato Brasileiro na última semana de abril, todas as partidas do Nordestão serão realizadas no meio da semana. A semifinal, que terá só jogo de ida, e as duas partidas da final devem acontecer nos dias 7, 21 e 28 de maio.

Em sorteio realizado na última semana, Bahia e Vitória ficaram em grupos separados (relembre aqui). Na nova fórmula do certame regional, as equipes do Grupo A enfrentam as do Grupo B. Os quatro melhores classificados de cada grupo avançam para as fases finais.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou o sorteio dos grupos da edição de 2019 da Copa do Nordeste, na noite desta quinta-feira (4). O evento aconteceu no Teatro Gustavo Leite, em Maceió, Alagoas. O Vitória caiu no Grupo A e o Bahia ficou na chave B.

A edição de 2019 da Copa do Nordeste vem com mudanças no formato da disputa em relação a do ano passado. Na primeira fase, os 16 clubes participantes foram divididos em dois grupos de oito componentes. Os times enfrentam os adversários da outra chave e, após oito rodadas, os quatro melhores colocados de cada uma delas avançam para as quartas de final. A partir de então, a disputa será no sistema mata-mata em jogo único. Porém, a final será decidida em dois jogos para ver quem ficará com a “Orelhuda”, apelido do troféu do torneio.

A tabela e as datas dos jogos da Copa do Nordeste ainda serão divulgadas pela CBF.

Confira os grupos:

GRUPO A
Vitória
Santa Cruz
CRB
Sampaio Corrêa
Fortaleza
Salgueiro
Sergipe
Altos

GRUPO B
Bahia
Ceará
ABC
Náutico
CSA
Moto Club
Botafogo-PB
Confiança

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia