Biografia

Uma vida, uma arte na comunicação.

José ede Ataíde Costa, 75 anos, completando 60 anos de comunicação esportiva pelo rádio, desde o primeiro contrato, sendo o mais experiente dos cronistas baianos, agora em plena e eficiente jornada no Rádio baiano com os seus fantásticos e tradicionais programas (BOM DIA BOLA, BOA TARDE BOLA e BOA NOITE BOLA).

Predestinado, talentoso, nunca atuou em outra atividade, porque fez da profissão o maior sentido de sua vida.

No caso de Zé Ataíde, como é carinhosamente chamado pelos companheiros e admiradores, a unanimidade deixa de ser burra e passa a uma situação inteligente. Sua firmeza como profissional de topo é porque a sua linguagem nunca envelheceu e é justamente isso que lhe dá uma sustentação incrível entre os milhões de seus ouvintes. Voz marcante, improviso apreciável, ideais sempre atualizadas e inovadoras, sua participação no meio dos radialistas não determina apenas uma carreira brilhante, mas um exemplo e uma escola.

Centenas de outros comunicadores, comentaristas, narradores, plantonistas e repórteres, nele se inspiraram para seguir em frente.

E todos, todos mesmos aprenderam respeitar e admirar a sua forma de enfrentar desafios que esta difícil arte apresenta.

Nascido no dia 15 de março de 1934, filho do farmacêutico Péricles de Andrade Costa e da professora primaria Maria Amélia de Ataíde Costa, natural de Santa Inês, oito dias de vida e já seguia com a família para Santo Antônio de Jesus para, ainda criança, firmar residência em Mata de São João, onde viveu até a adolescência com os irmãos Raimundo, Denise, Antônio Carlos e Alfredo Péricles, cidade em que seu pai um farmacêutico que fazia de tudo (medicava, receitava, parto, etc.), de tão querido foi Prefeito, vereador, delegado de policia, presidente da câmara. Sua genitora, Maria Amélia foi um exemplo de mãe mestra e amiga.

José Ataíde já trabalhou nas seguintes emissoras: Excelsior, Clube, Bahia, Cruzeiro, Salvador FM, Educadora, Sociedade e Cultura, sendo que nesta ultima atua a mais de 30 anos entre saídas e entradas!

Fez milhares de transmissões regionais, interestaduais e internacionais. Visitou mais de 30 países! E ainda quer mais…