José Ataide


Publicidade


Aposentado dos gramados, Jefferson revela ter sido vítima de racismo na seleção sub-20

Aposentado dos gramados desde o final da temporada de 2018, o ex-goleiro Jefferson revelou ter sido vítima de racismo na seleção brasileira sub-20. Em entrevista ao programa “Resenha”, do canal fechado ESPN Brasil, o ídolo do Botafogo contou que foi barrado da convocação para a disputa do mundial da categoria em 2003 por ser negro.

 

“Eu nunca falei em imprensa nenhuma, vai ser pela primeira vez. Eu tive a oportunidade de disputar o Sul-Americano e o Pan-Americano pela [seleção] sub-20 e na época eu peguei o Valinhos como treinador, e no Mundial peguei o Paquetá. Na convocação para a sub-20 praticamente já estava decretado quem seriam os goleiros, na época era eu, Fernando Henrique e Fabiano do Inter. Quando saiu a convocação, que seria em janeiro, eu estava certo e ele falou para eu me preparar. Mas para a minha surpresa quando fui ver no jornal, meu nome não estava lá. Aí eu fiquei muito chateado e falei: “Poxa, o que aconteceu? Há um mês ele falou que estava tudo certo”. Aí o pessoal viajou para o Mundial no Emirados Árabes, só que estava tendo guerra lá e cancelou o campeonato passando para o final do ano. Eu estava no Botafogo na Série B em 2003, no banco do Max. Faltando u mês para a convocação, nem estava esperando e recebi uma ligação. “Está preparado para uma convocação para o Mundial?”, aí falei que era claro. Ele disse: “A gente ia te convocar lá atrás, só que a gente foi barrado, porque falou que a gente não poderia convocar goleiro negro. Esse pessoal saiu e agora a gente pode fazer o que a gente quer fazer”. Aí me convocou”, revelou.

 

Quando o Mundial Sub-20 foi realizado, Jefferson começou no banco de reservas de Fernando Henrique. No entanto, ele ganhou a titularidade ao longo da competição que terminou na conquista do título.

 

“Eu era banco, mas no meio do campeonato, o Paquetá trocou o goleiro. Eu dei sequência e a gente foi campeão na Espanha e o Alexandre que era o supervisor na época falou: “Quero que esse cara esteja vendo que a gente foi campeão sub-20 com um goleiro negro jogando””, finalizou.